KARL MARX: O QUE O ESTUDO SIGNIFICA PARA MIM
A meu ver, Marx foi à raiz do problema humano, como eu já escrevi nos meus textos por várias vezes, ou seja, como os homens se organizam para produzir e reproduzir a sua subsistência material, principalmente no modo de produção capitalista. Houve uma época em que eu acreditava que seríamos capazes de fazer uma revolução social, não apenas no Brasil, mas que ela se espalhasse pelo mundo.
Sinceramente, penso que não verei isso, todavia, o estudo sério de Karl Marx, ( muito antes de eu fazer Filosofia na UFMG e de ter sido aluno de um dos maiores marxianos da América Latina, quiça do mundo, que foi o meu ex-professor José Chasin, cuja abordagem de Marx me deixou encantado) creio que o MARXISMO libertou-me da alienação e da ideologia e me fez compreender como, de fato, o mundo humano funciona. A compreensão MATERIALISTA da HISTÓRIA- no sentido da práxis, enquanto intercâmbio com a natureza e de relações sociais entre os produtores livres e associados produzindo objetos para o uso e não mercadorias usurpadas dos trabalhadores pelos capitalistas para vendê-las no mercado- é a chave para a emancipação humana.
É uma utopia? Para muitos, sim; contudo, ou os seres humanos acabam com o capitalismo ou este destrói o planeta!! Temos escolhas? Isso significa que só nós podemos mudar a nossa realidade econômica, política, social, cultural, ética, estética, etc. Infelizmente, não basta só vontade...
Paradoxalmente, tenho nisso um prazer e uma dor: o prazer de ser consciente da situação e, por isso, não ser escravo desse sistema, apesar de ter que conviver nele. Adquiri uma certa compaixão do quão longe está o entendimento daqueles que produzem toda a riqueza no mundo capitalista e de não terem uma vida digna, afinal o produto do seu trabalho não lhes pertencem: e a dor é que não tenho esperança de que seremos capazes de mudar tal situação. Como me sinto diante disso?
Bom, me vejo como um sofredor consciente, mas impotente, e, não sendo profeta, penso que o atual modo de produção capitalista vai extinguir a HUMANIDADE se nada for feito...Como no meu mundo não povoam deuses nem intervenções sobrenaturais...O futuro só aos trabalhadores pertence...
TEXTO: MARCO AURÉLIO MACHADO