Página

MAPA DOS VISITANTES DESDE O DIA 29/11/2009

domingo, 30 de junho de 2024

KARL MARX E A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO HUMANA!

 MARXISMO: Há tantas interpretações sobre o Marxismo, que prefiro dizer, de acordo com os estudos que fiz na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG - FAFICH com o meu ex-professor José Chasin, e com as leituras que aos poucos estou fazendo da própria obra de Karl Marx, e não de comentadores, que sou um estudioso de um dos maiores pensadores de todos os tempos: KARL MARX.

Não sou filiado a nenhum partido comunista. Estou estudando há muitos anos e a cada dia que passa, chego à conclusão que Karl Marx foi à raiz do problema do ser social. Não tenho ilusão de que algum dia chegaremos ao Socialismo e muito menos ao Comunismo. Todavia, tal estudo serve de parâmetro para medir a posição daqueles que se dizem de "ESQUERDA". Aqueles que pensam ser possível uma mudança através de uma revolução política, ou mesmo de uma democracia. Não pode existir Socialismo e, menos ainda, Comunismo, se não for num nível planetário.

Hoje, em tese, teríamos todas as condições históricas, devido ao desenvolvimento das forças produtivas, um desenvolvimento tecnológico espetacular, para fazermos uma revolução social planetária, entretanto, estamos num nível de alienação tão grande, que não somos capazes de compreender que somos feitos pela História e também somos os sujeitos que fazem a História. Não basta saber disso...Fato é que por meio da política, da representação dos que não nos representam, o planeta continuará a ser destruído e não há saída no atual modo de produção. PIOR PARA NÓS.

Enquanto houver Estado e, portanto, o poder político, seremos mercadorias entre outras mercadorias descartáveis...Enquanto a nossa produção for apropriada pela burguesia, haverá exploração do homem pelo homem e a completa desumanização do gênero humano. A pandemia de COVID 19 está aí para provar isto: O TRABALHO É A CONDIÇÃO ONTOLÓGICA PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA.

Por que será que os burgueses estão desesperados? Porque quem produz a riqueza ( os trabalhadores) estão impedidos de serem tão explorados, não é mesmo? O mercado tem regulado o quê? Eis mais uma prova que sem o Estado burguês, a situação estaria muito pior. O que a esquerda quer de uma maneira geral? Administrar o ESTADO BURGUÊS e, se possível, distribuir algumas migalhas. Pelo menos é muito melhor do que o NEOLIBERALISMO...


TEXTO: Marco Aurélio Machado


P.S. Texto publicado no meu Facebook no dia 05/04/2021.


Curtir
Comentar
Enviar