Página

MAPA DOS VISITANTES DESDE O DIA 29/11/2009

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANIVERSÁRIO E EXISTÊNCIA!

Hoje é o meu aniversário!! Há 45 anos, nascia o Marco Aurélio Machado. Natural de Belo Horizonte - MG - Brasil. O nascimento de um indivíduo é para se comemorar e muito, sabem por quê? Porque nascer é pura loteria, ainda mais por eu ser filho de um português, de Aveiro, que saiu de Portugal aos 17 anos. Pior: veio para o Brasil sozinho e com a roupa do corpo. As circunstâncias em que ele veio, prefiro não comentar. Mas isso não é o mais importante...

Bom, de um ponto de vista estritamente filosófico e existencial, para se ter uma ideia, o meu pai fora carreteiro. O que um carreteiro faz? Viaja quase que o tempo todo. Não digo que o meu pai traía a minha mãe, mas por ser carreteiro e viver muito tempo na estrada...Ele que se vire com a sua consciência. Talvez ele pudesse resolver a sua "libido" de uma outra forma. Basta para isso estar sozinho e ter uma boa imaginação! O que não falta na nossa imaginação são belas mulheres!! Mas o que tem tudo isso a ver com a Filosofia e a existência? Muito!! Só o fato de ele ser português, a possibilidade de ele encontrar a minha mãe, num país que é um verdadeiro continente, já dá o que pensar. Quanta coincidência!! Além disso, nas muitas e muitas viagens, ele poderia jogar justamente aquele espermatozóide (EU) num outro lugar. Não seria muito difícil: outras mulheres, a mão...enfim, não entremos em detalhes sobre a vida íntima de um carreteiro com desejos sexuais...

Todavia, há outro fato mais interessante. Para que eu ou qualquer outra pessoa viesse ao mundo, uma série de coincidências devem acontecer. Provavelmente, ao chegar de viagem, cansado, o desejo é grande, mas o cansaço pode ser maior. Além disso, minha querida mãe deveria estar num período fértil. Após todas as dificuldades e coincidências, o Marco Aurélio, aqui, teve que disputar uma corrida com no mínimo 300.000.000(Trezentos milhões de espermatozóides). Todos eles querendo chegar à minha frente. Felizmente, eles perderam. Fico chateado por eles, no entanto, mais um milésimo de segundo e eu não estaria escrevendo este texto por aqui, não é mesmo?

Por que eu estou abrindo a minha intimidade com vocês? Para falar da importância que é a vida de cada um. Somos únicos: mais do que pessoa, sujeito, cidadão, eu sou um indivíduo. E é o indivíduo, com o seu corpo físico e com o seu espírito (intelecto), quem sente na pele as alegrias e as dores deste mundo. Viver é muito bom, mais ainda porque nascer é pura loteria, e depende de uma série de coincidências. Quando paramos para pensar racionalmente, constatamos que é quase impossível nascer cada um de nós. Somos especiais, porque tivemos a oportunidade de nascer e ver a luz. E ao nascer, devemos ter uma grande responsabilidade. A responsabilidade de fazer deste mundo um lugar diferente. Se possível, fazer o bem, mesmo que eu não queira ser um exemplo, mas é difícil não sermos uma espécie de luz para algumas pessoas e, também, escuridão, para tantas outras...

Após dizer tudo isso, fico um pouco mais feliz diante da morte que se avizinha, no entanto, tive a sorte de nascer, enquanto milhões de outros concorrentes sucumbiram. Nascer foi uma glória e no meu caso, 45 anos, é uma grande vitória. Eu estou tentando fazer a minha parte. Um vagalume pode produzir até mais "luz" do que eu, mas ele não sabe que a produz. A diferença entre nós, é que eu sou o responsável por tudo o que faço, pois a "luz" que eu produzo vem da minha razão e das minhas atitudes; não é apenas uma "luz" física. Tenho feito pouco, mas o mundo jamais seria igual, se não fosse a minha pequena contribuição. Conheço muitos que fizeram muito menos e pensam que carregam um fardo muito pesado. Fazer o quê? E você, já se perguntou a importância que é nascer? Quantos poderiam estar em seu lugar? Eles poderiam muito bem fazer este mundo ser muito melhor, não é mesmo?

Ao levantar todos os dias pela manhã, pergunte a si mesmo: SE TODAS AS PESSOAS DO MUNDO FOSSEM IGUAIS A MIM EM ATITUDES E SENTIMENTOS, ESTE MUNDO ESTARIA MELHOR OU PIOR? Que tal consultar a sua CONSCIÊNCIA?!!!

Texto: Marco Aurélio Machado