Página

MAPA DOS VISITANTES DESDE O DIA 29/11/2009

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O QUE É A AMIZADE?




A palavra amizade é de uma beleza ímpar, singular. Muitas vezes repetida e quão poucas vezes colocada em prática. Mencionamos tal palavra ad Nauseam, entretanto, quantas pessoas sabem o significado filosófico da amizade? Em outras palavras, qual é a essência da amizade? O que faz a amizade ser amizade e não um mero coleguismo?

Vou tentar definir a amizade, mas não tenho a intenção de esgotar o assunto, mormente, num pequeno texto como é a pretensão deste. Defino a amizade como um sentimento nobre e altruísta de companheirismo, lealdade, sinceridade, carinho e solidariedade, nas mais variadas situações da vida. Ser amigo é estar junto, mesmo estando longe, ou seja, é ter o amigo no pensamento; é compartilhar segredos e confidências; é ficar alegre com as vitórias e triste com as derrotas; é ser sincero, quando perguntado, mas respeitar a vontade do outro quando ele prefere o silêncio; é compreender que o amigo é humano e pode nos ferir, mesmo sem querer; é ter a certeza de que uma amizade não acaba, a não ser com a morte física das duas pessoas, pois enquanto uma estiver viva, o outro “existirá nas lembranças...

A amizade é um sentimento raro, por isso, bendita seja a pessoa que encontrou um verdadeiro amigo. Quase sempre, encontramos na nossa odisséia terrestre, várias pessoas com quem convivemos e compartilhamos trocas afetivas. Todavia, o tempo se encarrega de mostrar se houve uma amizade ou um simples coleguismo. Na maioria das vezes, os desencontros são mais freqüentes, principalmente, porque não podemos dissociar a amizade de um contexto político, social, econômico e cultural.

A amizade só pode existir quando consideramos o outro como se fosse um fim em si mesmo e não um meio para interesses mesquinhos e egoístas. Parafraseando uma frase do cantor e compositor Milton Nascimento: “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves”. ..



Texto: Marco Aurélio Machado