Página

MAPA DOS VISITANTES DESDE O DIA 29/11/2009

sábado, 23 de outubro de 2010

O QUE É O FUTURO?

O que é o futuro? Não conheço este tempo. Mas ele existe pela imaginação. Quem vive de imaginação, não tem tempo para saborear o único tempo que existe: O PRESENTE.

Que futuro? As pessoas vivem 24 horas por dia. Cada minuto deve ser aproveitado da melhor forma possível. Não podemos antecipar pela imaginação ( futuro ) o que possivelmente acontecerá ou não. Isto é uma fonte de ansiedade e de angústia. A pessoa não vive o presente e fica o tempo todo pensando no futuro. Quando o "futuro" chega, ele será o futuro? Não. Será o PRESENTE. E, talvez, completamente diferente do que fora planejado.

Um usuário de drogas ficará esperando o futuro para tentar parar pela força de vontade? Buscará um tratamento no futuro? Quando? Vai esperar chegar no fundo do poço? Não. A decisão de parar é aqui e agora. Um dia eu vou parar? Quando isto dará certo? Vivamos os problemas de hoje, hoje. Os de amanhã, amanhã e, assim, por diante. Pensar no futuro não é bom para a saúde mental, pelo contrário, é fonte de muito sofrimento antecipado.

Vou dar um exemplo simples. Os AA ( Alcóolicos Anônimos ). Eles não pensam no futuro. Evitam o primeiro gole nas próximas 24 horas. No dia seguinte, renovam o compromisso. Por acaso, eles não ficam anos sem beber? Se fizessem o compromisso de que um dia iriam parar, o que aconteceria? E se decidissem que parariam para sempre? Para sempre é muito "tempo". É todo o "futuro". Dificilmente, uma atitude assim daria certo...

O passado gera a culpa e o futuro gera a preocupação. Dois tempos que não existem, mas que são a desgraça da maioria das pessoas. O passado já passou. O futuro não chegou e, quando chegar, será o PRESENTE. Infelizmente, no entanto, vivemos o passado pela nossa memória e lembranças e o futuro pela imaginação. E o único tempo que existe ( O PRESENTE ) nós o gastamos remoendo o passado e projetando o futuro. Resultado: TOME SOFRIMENTO.


Texto: MARCO AURÉLIO MACHADO